Surgimento do Blog

ESTE BLOG SURGIU NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, TENDO COMO PROPOSTA RELATAR MINHAS EXPERIÊNCIAS NAS AULAS QUE INTERVIR PELA MESMA. TENDO COMO CONTEÚDO DO MEU ESTÁGIO O ATLETISMO, E TAMBÉM A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Inicio da Experiência

Durante minha intervenção encontrei dificuldade e resistência dos alunos quando apresentei a proposta do Atletismo. Os meninos da turma ficaram se queixando em deixar de jogar o futsal deles, já sobre as aulas  teóricas que seriam as pesquisas na internet para construção do conhecimento do atletismo para que fossem aplicadas na prática posteriormente. Após conversar e apresentar o filme “Conflitos de Sangue” que conta uma história rápida e emocionante que mostra a rivalidade entre dois irmãos, um que acabou de sair do reformatório e outro que é um vencedor nas pistas de atletismo e sempre supera seus obstáculos eles ficaram mais compreensíveis.

Então, conseguir fazer com que os alunos refletissem sobre a questão dessa nova modalidade inserida nas aulas de Educação Física  e que poderiam  expor suas  opiniões para que pudéssemos trabalhar juntos. Pois acho muito importante essa ligação onde todos aprendem.

As aulas práticas de atletismo iniciaram e aconteceram após a essa pesquisa na internet e que foi usada de forma de apresentação de grupos. E assim inicia as aulas praticas que foram com certa timidez dos movimentos e aos poucos foram se adaptando a mesma e fizeram uma boa apresentação do conteúdo escolhido.

Durante a intervenção tiveram alguns momentos em que o professor faltou e não foi possível realizar o estágio no dia previsto, mas mesmo assim conseguir desenvolver as aulas. Em outra ocasião os próprios alunos pediram ao professor que me pedisse que eu cedesse minhas aulas de estagio de uma semana para eles jogarem futsal, eu não hesitei em negar, pois é da compreensão deles que iria necessitar para realizar todo meu estagio e assim ficaram satisfeitos e parece que tudo mudo depois de ceder uma semana para jogar futsal, na semana seguinte estavam todos dispostos a realizar as atividades proposta.
E assim foi dando-se seqüência no meu estágio...           

Um comentário:

  1. Por se tratar de um conteúdo novo e que eu estava ali tomando um momento do seu lazer nas aulas de EF, não hesitei em abrir mão do pedido dos alunos e também do professor. Nesse momento passou pela minha cabeça - é da cooperação dos alunos e do professor que vou necessitar para realizar com sucesso a minha intervenção. E como era a segunda semana do meu estágio não houve nenhuma perda, só ganhei credibilidade diante do exposto.

    ResponderExcluir