Surgimento do Blog

ESTE BLOG SURGIU NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, TENDO COMO PROPOSTA RELATAR MINHAS EXPERIÊNCIAS NAS AULAS QUE INTERVIR PELA MESMA. TENDO COMO CONTEÚDO DO MEU ESTÁGIO O ATLETISMO, E TAMBÉM A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO.

sábado, 10 de dezembro de 2011

O QUE OS OUTROS AUTORES ACHAM SOBRE O ATLETISMO NA ESCOLA.

O conhecimento que se tem sobre o atletismo em nosso país pode ser retratado como sendo pouco, passando pelo que se sabe em época de Jogos Olímpicos, quando ocorre uma maior difusão pela mídia.

Ainda que esse seja o mais comum, existem outras possibilidades de conhecimento dessa modalidade que merecem ser revistas. Ou seja, para além dessa perspectiva competitiva e restrita a grandes eventos mundiais, é preciso que se explore o lado educacional do atletismo. (MATTHIESEN, 2005, p. 15)

Portanto, é extremamente importante que, ao se elencar os conteúdos para o currículo da escola cuja função e responsabilidade são transmitir conhecimentos sem deixar de lado toda a complexidade social, histórica e política, deve-se incluir o atletismo, pelas particularidades e na atividade/ação que este esporte possui.
Por esta razão,
A escola deve selecionar os conteúdos clássicos universais e também trabalhar com o repertório cultural local partindo de experiências vividas particulares necessários à formação do cidadão autônomo, crítico e criativo, para que este possa participar, intervir e comprometer-se com a construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática. (JEBER, 2005, p. 07)
Os conteúdos clássicos são entendidos como aqueles que não perdem sua atualidade para participação, compreensão e interpretação do mundo universal e particular onde os indivíduos estão situados (classe social, etnia, sexualidade...).

O atletismo, sendo um desses conteúdos, deve estar presente nas propostas curriculares das escolas e, para entendermos o porquê disso, precisamos saber que devido as suas características próprias, esse se constitui um conhecimento produzido durante toda a existência humana. Resumidamente temos:
O Atletismo é estritamente ligado aos movimentos naturais do ser humano de correr, marchar, lançar, arremessar e saltar, e, por isso, é chamado de esporte base. (GONÇALVES, 2007, p. 01)


Sua história faz referência à trajetória esportiva do homem, sendo que em Olímpia, na Grécia, desde 776 a. C. já existiam disputas para saber quem era o mais rápido em distâncias de cerca de 200 metros. [...] As provas de atletismo foram as que mais tiveram audiência na primeira Olimpíada da Era Moderna, em Atenas, em 1896. Atualmente, o esporte possui provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), combinadas como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo). O pedestrianismo corridas de rua (como a maratona), corridas em campo (cross country), e corridas em montanha e marcha atlética.(REVISTA PROJETOS ESCOLARES, 2007, p. 17)


Referencia:
NETTO, Reynaldo Seifert. O ENSINO DO ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2010.


2 comentários:

  1. Portanto, é fundamental a dedicação do professor e também da escola para que o atletismo seja incentivado nas escolas, clubes, escolinhas dentre outras, para que resulte numa melhora na qualidade de ensino do nosso país e que gere um aumento no numero de participante dessa modalidade tão importante quanto qualquer outro esporte inserido ao meio social e no desenvolvimento motor de seus adeptos.

    ResponderExcluir
  2. Nota-se que o atletismo é sim uma grande ferramenta para a EF e que se deve trabalhar de todas as formas, adaptando a sua realidade, pois a falta de espaço não pode ser uma barreira e sim um incentivo para que o professor se renove e inove nas suas aulas.

    ResponderExcluir