Surgimento do Blog

ESTE BLOG SURGIU NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, TENDO COMO PROPOSTA RELATAR MINHAS EXPERIÊNCIAS NAS AULAS QUE INTERVIR PELA MESMA. TENDO COMO CONTEÚDO DO MEU ESTÁGIO O ATLETISMO, E TAMBÉM A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO.

sábado, 10 de dezembro de 2011

POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DO ATLETISMO

No decorrer do meu estágio, optei por planejar algumas aulas utilizando o jogo, que além da informatica  convém como compreensão do ensino do atletismo e que possibilita interatividade entre os alunos e além de despertar o interesse entre eles por causar uma certa competição.

·        Uma das atividades desenvolvidas foi a “queimada de quatro lados”. A dinâmica do jogo é bem parecida com a queimada normal. As pessoas que estarão no cemitério ou fosso poderão circular em torno do campo do adversário e queimar normalmente os seus adversários.

Esse jogo de queimada que foi utilizado como processo de ensino do atletismo, contribuiu de forma positiva para a interatividade dos alunos, na qual, proporcionou uma competitividade saudável para prosseguir com o ensino do atletismo.
Vale ressaltar que é no processo de ensino que vai diferenciar as aulas de atletismo, o conteúdo inserido na escola pode até ser novidade, mas será no processo de ensino que vai fazer toda essa diferença.
Como podem ver usei a informática e os jogos para diferenciar todo processo de ensino do atletismo.


O ensino do Atletismo pode ser também, na forma de propor o jogo como meio de promover a aprendizagem, tornando-se, assim, um instrumento pedagógico que pode contribuir para o desenvolvimento do aluno, pois é um ótimo estimulador, uma fonte de prazer e descoberta.
O jogo deve ser visto dentro da Educação Física Escolar, em especial no atletismo, como uma ótima oportunidade e possibilidade de aquisição de conhecimentos, sem ser excludente com os menos habilidosos, sem buscar talentos e, que possa trazer benefícios em suas vidas. (NETTO, 2010)




Fica a dica então Galera!


4 comentários:

  1. Com isso, as possibilidades de desenvolver e despertar o interesse pelo mesmo favorece ainda mais o campo da educação física, que passa constantemente por críticas relacionada muitas vezes pela atuação do professor que não busca ampliar o seu próprio campo de trabalho. Trabalhando o atletismo numa escola que não utiliza do mesmo em seu currículo, o professor já torna-se um diferencial para sua própria experiência e favorece aos alunos a ampliar seus conhecimentos pedagógicos.

    ResponderExcluir
  2. A contribuição do professor e necessário, pelo fato de que a o atletismo em sua essência não é muito trabalhada em nosas escolas. Sendo assim, uma grande possibilidade em nossos estagios uma diversificação ao menosmomentanea, mas que possa contribuir na formação de nossos alnos.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que essa metodologia diversificada, é de fundamenal importância no ambito escolar, principalmente nas aulas de educação física, uma vez que a maioria das escolas só vivencia os esporte com bola.

    ResponderExcluir
  4. uma metodologia diversificada realmente é fundamental no ambiente escolar.
    um fator que voce relato em seu blogger foi desvalorizaçao do atletismo em algumas escolas,realmente se dar mais valor para atividades com bola do que para uma pratica do atletismo.
    parabens ta bem exposto seu conteudo.abrx

    ResponderExcluir