Surgimento do Blog

ESTE BLOG SURGIU NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, TENDO COMO PROPOSTA RELATAR MINHAS EXPERIÊNCIAS NAS AULAS QUE INTERVIR PELA MESMA. TENDO COMO CONTEÚDO DO MEU ESTÁGIO O ATLETISMO, E TAMBÉM A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO.

sábado, 3 de dezembro de 2011

O SURGIMENTO DO ESTÁGIO E A PROPOSTA DO BLOG

O surgimento dessa experiência surgiu a partir das observações feitas nos estágios I e II, onde foram observadas várias turmas do ensino fundamental (5º ao 9º ano), e a Educação Física desses alunos não lhes proporcionam uma vivência mais participativa e não há interesse pelas aulas. Além de ser uma EF esportivizante em que alunos brincam de Futsal, Vôlei, Handebol e Basquete.
A educação física torna-se repetitiva, as aulas poderiam ser bem mais aproveitadas na questão metodológica, o professor poderia inovar e apresentar outras modalidades para os alunos, diversificando as aulas de educação física.
Então venho com a proposta do atletismo que dentro das possibilidades seria um obstáculo para desenvolver esse projeto, sendo que a escola não possui uma área adequada para tal realização. Mas levando em conta o lúdico, a modalidade atletismo poderia sim ser implantada facilmente de uma forma adaptativa dentro dos limites da quadra da escola sem nenhum tipo de problema e as aulas seriam construídas juntos dos próprios alunos, confeccionando materiais para serem utilizados nas aulas e também uma ligação com a informática,  para que os alunos tenham um instrumento de aprendizagem do atletismo  dentro da sua própria realidade.

A disciplina de Atletismo, no contexto escolar, pode ser referenciada como fundamental, pois as capacidades e habilidades inerentes aos seus conteúdos, frequentemente, servem de base para outras modalidades desportivas. Aprender a lançar  com uma bola leve confunde-se com um passe ou um remate do handebol, por exemplo; Correr “bem” é fundamental em quase todas as modalidades desportivas que se servem da locomoção. A ligação da corrida-impulsão para o salto em altura solicita ações com semelhanças ao movimento de preparação do remate no voleibol. Sendo assim, parece-nos fundamental uma estruturação adequada dos seus objetivos e conteúdos programáticos, ordenados em sequência, partindo do simples para o complexo e do geral para o específico. (BRAGADA, 2001)


Este blog vem para contribuir e compartilhar parte da minha experiência como professor, das quais muitas vezes passei por  situações frustrantes, durante os períodos de estágios. Que este blog seja para troca de informações e debates para os leitores.

3 comentários:

  1. Afinal, para que as aulas de educação física seja um espaço para essa nova modalidade, é preciso trabalhar dentro de uma perspectiva, interativa, acessível, reflexiva e participativa de todos, professores, alunos, escola e comunidade. A educação física deve envolver as teorias e as práticas com toda a responsabilidade e consideração pelo espaço do aluno.
    O atletismo é um conteúdo importante e fascinante para os alunos, desde que as capacidades exigidas para a sua prática sejam expressivas para elas e ainda levando junto a internet que faz parte do meio social deles como parte de aprendizagem.
    Uma ligação importantíssima não só para a Educação Física mas para todas as outras disciplinas.

    ResponderExcluir
  2. é interessante diversificar os conteudos nas aulas de educaçao fisica, e é claro deve-se lembrar de trabalhar de acordo com as necessidades da turma levando em consideraçao seus problemas.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma pessoa que apoia a inserção de novos conteúdos nas aulas de Educação Física Escolar. O atletismo é um conteúdo que pode ser trabalhado de diversas formas e proporciona inúmeras possibilidades aos alunos.

    ResponderExcluir