Surgimento do Blog

ESTE BLOG SURGIU NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, TENDO COMO PROPOSTA RELATAR MINHAS EXPERIÊNCIAS NAS AULAS QUE INTERVIR PELA MESMA. TENDO COMO CONTEÚDO DO MEU ESTÁGIO O ATLETISMO, E TAMBÉM A INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Chegando ao Final da Experiência no Estagio III 2011. 2012 Tem Mais...

No ultimo dia de estágio chego à sala de aula o professor já esta conversando com a turma, ele faz a chamada e pergunta se eu prefiro ficar em sala de aula para uma conversa final  – disse que prefiro que seja na quadra, pois o ambiente é mais propicio para o nosso envolvimento com os alunos, porque a quadra é nossa sala de aula, ele concorda e todos vão para a mesma.

Chegando à quadra pedir a turma para sentarem no chão em forma de circulo para iniciar nossa conversa. Primeiramente abrir para a questão de um novo conteúdo que eu trouxe para a escola e para a educação física, e a turma toda contribuiu nas falas relacionado a toda experiência vivida em pouco mais de 1 mês.

Foi uma experiência diferente de todos os outros estágio que já havia feito que eram de observações, esse estágio III foi mesmo para testar nossa experiência como professor, pois intervimos junto a turma escolhida e desenvolvemos planos de aulas referente ao conteúdo escolhido e posto em prática sem saber se seria aceito pelos alunos ou não, ou, também se seria positivo ou negativo diante do proposto.
Eu avalio como positivo o estágio mesmo que no inicio os alunos tiveram um pouco de resistência, levando em consideração os meninos na qual eu iria tirar o que eles mais gostam de fazer que é jogar bola, mas com muita insistência e os temas envolvidos contribuíram um pouco para ter esse lado positivo, pois tudo que eu propunha eles reclamavam um pouco mas seguiam com as atividades e se mostravam empenhados em algumas ocasiões que dava muito gosto de ver todo esse empenho e determinação na realização das mesmas. Portanto, meu estagio foi positivo com a turma da 8ª serie C da EMEF “Maria Oliria Sarcinelli Campagnaro”, foi positivo não só para mim mas também para os alunos, pela conversa que tivemos e até mesmo pelo professor Vanderson que aproveitou o gancho e contribuiu dizendo – que a educação física é um emaranhado de opções para se trabalhar na escola basta ter insistência e competência para seguir adiante.


Deixo ao final um artigo com experiência no campo escolar com a prática do atletismo, que é muito bom para leitura complementar sobre o atletismo na escola, que trás autores como Kuns e outros na sua discursão.


Acesse o link do artigohttp://www.efdeportes.com/efd120/atletismo-na-escola.htm


3 comentários:

  1. Toda essa experiência vivenciada no campo da escola contribui bastante no nosso processo de ensino. O fato de arriscar com uma proposta de inovar as aulas de Educação Física não é tão fácil pela resistência causada pelos alunos, mas com insistência e perseverança podemos contribuir para uma mudança positiva nas aulas de EF das escolas.
    Uma fala que me fez refletir sobre esse medo de arriscar foi do professor da UFMG Tarcísio Mauro Vago que diz:

    O professor não pode ter medo de arriscar, por mais difícil que seja, tamos ali não só para rolar bola mas para mostrar que somos capazes de superar esse medo de arriscar

    ResponderExcluir
  2. Pelo relato, parece que foi uma experiência maravilhosa e bem diferenciada....conversar com os alunos é extremamente importante para eles e para nós, pois ajuda a perceber oque temos que mudar em nossa prática para tornar mais interessante para os pequititos.
    Parabens!!

    ResponderExcluir
  3. Incluir o atletismo as praticas espotivas da escola é uma jogada muito inteligente pois alem de ser de suma importancia exige baixo custo e é de facil execuçao se bem planejado.
    parabens.

    ResponderExcluir